sexta-feira, junho 01, 2007

Aroma ou sabor do café, qual você prefere?


Café com leite, que aliás é algo que nem posso beber, é minha bebida preferida no inverno e muitas vezes no verão também. Mas o café tem um lado frustrante e subversivo ao meu ver.

É que eu prefiro o aroma do café ao sabor dele. Mal termino de prepará-lo e sei que o quê vou beber não é tão bom quanto o aroma. Talvez ainda não tenha tomado o melhor café do mundo, mas enquanto isso não acontecer, acho mais interessante o cheirinho de café que preenche o ambiente da casa. Já cheguei a sair do ap, dar uma caminhada e voltar apenas para sentir a casa impregnada com o aroma. Acho que vou fundar o CCC, Cheiradores de Café Crônicos.
E você, prefere o aroma ou o sabor? Se quiser, deixe um recado com “sabor” ou “aroma” e contribua para acabar um pouco com esta minha dúvida atormentadora e inútil.

9 comentários:

  1. O AROMA, com toda a certeza. O Sabor é realmente muito forte!

    ResponderExcluir
  2. Depende:
    se for café torrado e moído na hora o sabor é melhor, agora esses cafés comuns com certeza o cheiro é melhor

    ResponderExcluir
  3. Realmente, se o café for desses de buteco, prefiro o aroma... Agora, se estivermos falando de café feito mesmo para ser apreciado, aí o sabor é uma maravilha...

    ResponderExcluir
  4. Oi Maninho!!!
    Eu compartilho da mesma apinião que vc... adoro o aroma. A manhã não é a mesma se a casa não ficar cheirando café... hummm, vou passar um agora, falando nisso!
    Beijosssssss

    ResponderExcluir
  5. 3 toalhas limpas e quentes.
    2 para os pulsos e 1 para a nuca. 20 seg. de respiração calma enquanto aprecia o cheiro do café no ambiente.
    Um copinho de 20 ml de água com gás para limpar o paladar
    E finalmente, aprecia-se um bom grão de café com uma torra e uma moagem em equilíbrio.

    Esse seria o ritual correto pra se tomar café ... neste caso aroma e sabor são perfeitos juntos.
    Mas sendo realista ao nível Brasil e reforçando o fato de que praticamente ninguém é adepto deste ritual e muitas vezes se recusa a gastar R$ 4,00 em um cafézinho. O AROMA é melhor que o sabor.

    ResponderExcluir
  6. Faltou assinar o comentário de cima ... então "by Fabiano" =D

    ResponderExcluir
  7. se a mesma pergunta for direcionada a um dependente de cafeína, como minha mãe por exemplo, acredito que o sabor estaria em primeiro lugar, eu que não tomo café diariamente prefiro o aroma, mas acho que um complementa o outro. abraços

    ResponderExcluir
  8. hum... gosto do aroma e também não posso tomar o café... mas não ando cumprindo a regra.

    Admito que, apesar de o aroma ser fascinante, prefiro o sabor. Vou um pouco mais longe: talvez a apreciação do aroma só seja tão interessante por ser uma prévia do sabor. como quando Kant (se não me engano era ele) falou da diferença entre o Prazer e o Deleite: o Deleite, neste caso, começa ao sentir o aroma do café.

    ResponderExcluir