sexta-feira, agosto 31, 2007

Simetria na cara

Há uns anos atrás, vi uma matéria na TV que falava da simetria do rosto das pessoas. Como isto não é nenhuma novidade, vou relatar uma obsessão que acabei sofrendo. Então, recomendo a quem tiver tendência a TOC que não leia o que vem a seguir.

A matéria falava que a beleza está relacionada à simetria do rosto e corpo como um todo. Quanto mais parecidos nossas metades, tendemos a ser mais belos.

A princípio, isto se tornou um parâmetro a mais para julgar a beleza alheia. Mas com o tempo isso começou a influenciar demais no meu dia-a-dia.

Primeiro, algumas pessoas que eu achava bonitas tornaram-se distorcidas, tortas. Começou a ficar mais difícil de considerar alguém belo, principalmente as mulheres tornaram-se alvos fáceis. Chegou ao ponto de eu não conseguir conversar direito com alguém que tivesse a cara meio desalinhada, principalmente se os olhos fossem fora de prumo.

Tornou-se uma obsessão, eu acabava analisando simplesmente todo mundo, inclusive eu. Cheguei a ponto de não conseguir me olhar direito no espelho. Era como aquela música chata que grava na cabeça, ou quando você percebe a própria respiração e ela deixa de ser voluntária. Quanto mais você tenta esquecer, mais fica gravado em sua mente.

Mas isso foi útil em alguns aspectos. Primeiro percebi, que em filmes e novelas dificilmente alguém é enquadrado de frente, geralmente é um ângulo que mostre a fronte e a lateral do rosto. Isso ajuda a disfarçar os tortinhos.

Por outro lado não conseguia mais ver telejornais, porque os apresentadores estão sempre de frente. Acho que são eles os mais expostos e colocados à prova de suas simetrias ou assimetrias.

Se alguém estiver com vontade de ir até o espelho agora, pense melhor.

3 comentários:

  1. cara eu sofro disso já faz alguns anos, é que nem quando alguém tem um defeito mto grande, q vc não consegue não olhar.

    ^^

    abraçç

    ResponderExcluir
  2. Haha, tá ae, mais uma vítima, haha. Defeitos grandes e visíveis são um clássico para magnetizar o olhar.
    Abs Jão

    ResponderExcluir
  3. Tem um livro ques e chama "Desenhando com o lado direito do cérebro" (que tá com o João). Comece a desenhar rostos, dái em vez de ver a simetria você começa a prestar atenção nos detalhes, nas formas, no positivo/negativo. Vai continuar não conversando com ninguém mas pelo menos vai gostar mais do rosto das pessoas.
    A outra alternativa é aprender maquiagem, e ficar vendo como corrigir os tortos com luz, sombra, cor e cabelo, mas dái nem vou fazer a piada porque ela já está rpronta... Ah, pra isso tem um livro que chama Visagismo, que é um estudo sobre rostos.

    ResponderExcluir