quarta-feira, setembro 06, 2006

O parto

Sim, tenho sentido as dores do parto. Estou parindo. Acabei, agora vem a sensação de alívio, prazer e satisfação. Será que com as mulheres é assim?

Nos últimos dias tenho desenvolvido anúncios para meu portfólio, já que estudo e trabalho na área de criação. Nesse processo tenho percebido que esse setor tem algumas particularidades.

Falando por exemplo do setor de produção gráfica, com a qual já estive diretamente envolvido, a sua parte no processo de desenvolvimento de um anúncio tem várias etapas bastante claras. Assessorar o pessoal da criação e arte-final, acompanhar a qualidade dos fotolitos e o andamento da impressão na gráfica entre muitos outros. O desafio é resolver todas essas etapas.

No setor de criação, há todo um processo metódico como nos demais setores, porém há uma situação muito clara: enquanto não surgir a idéia, o processo posterior fica congelado em alguns aspectos. Toda a seqüência depende de uma idéia. Esse é o trabalho principal dos criativos. Dá pra fazer outras coisas em paralelo (como criar outro anúncio...) mas se a idéia não estiver surgindo, o bicho pega.

De forma análoga o CCPR usou como mote de seu anuário 2005 “Nós sofremos pela idéia” e um visual sado-masoquista. Criar a idéia angustia, mas dá prazer.

Parir idéias
.

Um comentário: