sábado, setembro 09, 2006

Roupa e marca


Meu objetivo é ao menos pertencer à classe B (bonito) no futuro. Mas como ainda pertenço à classe C (chinelo), costumo comprar roupas “de marca” quando estão em promoção.

Como no meu caso isso costuma ocorrer com uma marca em especial, já faz um bom tempo que tenho percebido algo curioso. As roupas em promoção - aquelas que foram refugadas pelos marcólatras - normalmente não mostram a marca de forma explícita, seja em estampa ou na etiqueta.

A primeira idéia que vem à cabeça é clara: de que adianta pagar caro se ninguém vai saber disso? Isso é meio óbvio. É aquele lance da construção da identidade e estilo através dos produtos de consumo e mídia, visualização hierárquica, demonstração de poder econômico e social.

Concluí algumas coisas interessantes. Veja em linguagem matemática (minhocas criativas):

-Postulado ou axioma1: roupa de grife confere status em um sistema social baseado no capitalismo.

-Teorema 1 (Conseqüência do axioma 1): Pessoas compram roupa de grife com o intuito principal de sinalizar visualmente seu alto poder aquisitivo (bufunfa).

-Teorema 2 (Conseqüência do axioma1): a roupa de grife deve apresentar signos claramente visíveis que identifiquem a característica “grife”.

-Teorema 3: verificando as características dos teoremas 1 e 2, é possível deduzir que o fator principal na compra da roupa de grife é a sua potencialidade de realizar a identificação de alto poder aquisitivo do adquirente. Logo, os demais fatores, como composição de cores, ajuste de formas e tipos de tecido, são tratados em segundo plano.

-Corolário1 (Conseqüência do Teorema 3): o uso de roupa de grife não é condição suficiente para estar esteticamente bem vestido.

Vou submeter esta análise ao meu amigo Stephen Hawking, mas Einstein me disse em sonho que está tudo absolutamente correto.

3 comentários:

  1. Gostei! Minhocas criativas, são otémas.
    O teorema número 1 é o mais usado pela classe Curitiboca ou Curitibana, como quiser. Mas o pior é que essas pessoas que compram roupas com este intuito são as que têm menos dinheiro, fazem parte do proletariado e parcelam em 10X no cartão, ou fazem carnê e pagam com o dinheiro que recebem da "firma"(!)

    E páre! Você pertence a classe B, de bunito =)

    beijo

    ResponderExcluir
  2. haha, é verdade, principalmente com relação ao fato de eu já pertencer à classe B (n podia deixar passar). Bjs xuxu lindo

    ResponderExcluir
  3. Muito realista sua ánalise,acredito que roupa é tão superficial,não é a marca que deixa a pessoa mais bonita,isso é um rótulo que as pessoas criam..O dia que as pessoas acordarem pra isso,as grandes marcas vão falir..Mas como isso está bem longe de acontecer,não há nada a fazer!

    ResponderExcluir