segunda-feira, junho 16, 2008

Marketing Aplicado e Não Aplicado

1- Aplicado – Bolsas para Putas

Aqui perto de casa, na Getúlio Vargas na altura da Arena da Baixada, há um prostíbulo a céu aberto. Putas e travecos disputam na rua e calçada um lugar para comercializar seus corpos. Já ouviu a expressão “rodar a bolsinha na esquina”? Então, um cara com visão de marketing resolveu enxergar o óbvio e foi vender bolsas direto para as prostitutas tarde da noite. Pelo que vi rapidamente o interesse foi grande. Que Steve Jobs que nada, esse é o cara!


2-Não Aplicado – Shopping Palladium

Há uns dias, estava passando próximo ao shopping Palladium e pensei “porque não conhecer?”. Péssima idéia.
Medo 1: estacionamento parecia filme de terror. Obras, infiltração e uma névoa esbranquiçada por todo o ambiente.
Medo 2: o que aconteceu foi impensável para o maior shopping da porra e etc: tropecei num pedaço de mármore que se desprendia do chão. Por sorte minha (e do shopping) não me machuquei. Por todos os lados o chão estava solto ou quebrando.
Mas levei para casa a prova do acontecido (na foto). Tenho meu próprio pedaço do Palladium.
Lojas nada de mais, resolvemos ir à praça de alimentação. Ela é grande e impressiona, mas tudo é precário também. Momento filosófico: porque vir à esta merda? Depois de muito discorrer com a Manu, concluímos que só pode ser o tamanho. A única coisa que impressiona por lá.
Medo 3: o gran finalle: os banheiros. Instalação elétrica aparecendo, portas que não fechavam, água vazando. Que que é isso...


3- Talvez aplicado: Novo Ford Ka

Esse comercial ficou pouco tempo no ar. Acho que ninguém gostou. Ele não é bem humorado, não é direto, é meio depressivo, talvez pela pitada de realidade.

As pessoas acordam ainda de madrugada, nada de manhã feliz, margarina, cachorro passando e passarinhos cantando: está escuro e um despertador pentelho te acordando para o mundo real. Se isso é bom? Pelo menos é diferente. Mas ok, acho que não ajuda muito a vender carros nem qualquer coisa. Mas o roteiro é bem legalzito. Poderia ser mais alegre, mas aí seria mais um filmezinho que você vê todos os dias. Eu gostei, veja ae.

http://br.youtube.com/watch?v=qT5UgRxvDSk

8 comentários:

  1. Marketinguelê : gostei dessa expression.

    vc esqueceu de um detalhe: não passava nenhum cartão de crédito ou débido em quase nenhum lugar da praça de alimetação! que absurdo.

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Há. E os prós-palladium que insistem em dizer que ele está em bom estado agora, que todas as lendas de chão rachado são intrigas da oposição.

    ResponderExcluir
  3. O shopping é uma piada, queria ver se melhorou desde aquele dia, mas sinceramente, só daqui a um ano.

    ResponderExcluir
  4. bom, eu nunca fui de putas travecos e palladiuns então me atenho ao Ford KA.

    Achei a campanha boa, um conceito bom, uma boa execução, revelando a idéia de carro suss, tipo o fit ou o twingo. a única coisa q eu acho q fode a vida é a assinatura: um carro bacana. porra bacana É foda.

    ResponderExcluir
  5. Jão, com certeza a assinatura é um pouco incoerente, apesar de sozinha eu gostar dela. Mas assim (e até na campanha atual) está fora de contexto.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu ODIEI o comercial do Ford Ka. Sempre que ele passava, eu estava assistindo tv com volume baixo pra não acordar o meu marido que dormia ao meu lado. Imagine um monte de despertadores tocando? Que pânico. E eu demorei o maior tempão pra perceber que eles estavam sonhando com o carro. Isso porque eu só conseguia prestar atenção nos despertadores. E é muuuuito deprimente acordar quando ainda está escuro. Propaganda horrível.

    ResponderExcluir
  7. eu gostei da campanha do Ka, mas concordo com o joão... assinatura de merda.
    e o filme que veio depois, do Ka, tipo uma maternidade...lembra?
    aquele eu achei um lixo!

    ResponderExcluir