domingo, novembro 02, 2008

60 por hora

O limite de velocidade no trânsito de Curitiba é de 60 km/h. Grande novidade... mas parece que é sim. Quando a sinalização manda diminuir para 40, se estiver passando em frente à uma escola, quando for fazer uma conversão e outras situações específicas tudo bem andar devagar. Mas parece que a maioria ignora essa informação e fica se arrastando pelas vias. Se quiser passear e andar a 30 na via rápida, que pelo menos fique na pista da direita. Mas não, parece que o povo tem uma vocação por sinal fechado.

Andando entre 50 e 60 você pega a maioria dos sinais abertos e não fica perdendo tempo e gastando gasolina à toa em todo sinaleiro. Olha, não quero parecer apressadinho, mas às vezes é de perder a paciência. Dá pra andar mais rápido sem perder a segurança, se não fosse assim o limite seria 40.

Quanto ao rush, não sei se há muito o que fazer, depois que começaram os mega Power Fucking feirões de diversos planetas todo mundo consegue ter seu carro. Talvez um metrô fosse bacana. Ou mesmo usar ao máximo o busão. Se bem que só se todo mundo se comprometer, porque em horário de pico só anda o biarticulado. E bike é legal, mas confesso que tenho medo de botar a magrela na rua, junto dos carros. Talvez a solução seja um Hummer blindado.

PS: em breve, pretendo escrever mais Crônicas do Passatão, só preciso lembrar dos detalhes.

10 comentários:

  1. Uma das soluções é dar carro mil para o povo, colocar roda preta, escapamento esportivo, filtro "conico", rebaixar a suspensão e colocar sonzeira !!!

    Nunca vi, essas caracteristicas transformam qualquer pessoa pacata em uma encarnação do Montoya.

    ainda mais se estiver algum opala, passat, gol Gt ou uno turbo andando na via.

    Abraço,
    MM

    ResponderExcluir
  2. Eu já aderi a combinação Magrela + Busão.

    Tinham é que proíbir carros não quitados de andar nas ruas. Mas nãão, cada vez fica mais fácil comprar carro. Inclusive, se quiserem, tô vendendo o meu em 80x sem juros e sem entrada.

    ResponderExcluir
  3. Alright !!!

    Como todos sabem fui educado nas mais famosas estrebarias francesas, por isso, vou logo expressando minha opinião direta: este povo idiota não sabe dirigir. Curitiba é a cidade dos lerdos....é imbecil se arrastando pela direita, é retardado parando do nada em baixo do semáforo amarelo, é mocorongo que leva 3 dias pra engatar a 1a e arrancar no semáforo, enfim, é uma tormenta dirigir nesta cidade de tartarugas reumáticas !!!!!!!!

    Sim, sou paulista, venho daquela cidade que é um caos, que tem transitom intenso, motoboys malucos e tudo mais.....MAS se lá as pessoas dirigissem como um típico curitibano "as no" volante, SP já teria parado há uns 10 anos atrás !!!!!!

    Gostei da ideia do Hummer...um Big Foot tb seria excelente !! Enfim, qquer um dos 2 faria com que dirigir em Curitiba fosse divertido...tipo aquele jogo que foi famoso uma época: CARMAGEDON !!

    Cáááááááááámbio....e quem não gostou, que aprenda a dirigir !

    ResponderExcluir
  4. MM, concordo que o excesso de velocidade (foi isso q vc quis dizer com o Montoya?) é um problema, mas a falta dela tbém é, non?

    Gigola, se tivessem ciclovias a sério aqui em Curi eu andaria o verão inteiro só na Bike.

    Leo, eu tbém não sou Curitibano, lá em Pinhalzinho-SC ninguém pára em baixo do sinal amarelo, mesmo porque nã há sinaleiros. Mas de qualquer forma, concordo com a sua contundência contundente!

    ResponderExcluir
  5. É bem dessa, os semáfaros foram projetados para 60 por hora, mas por causa do moscas mortas o trânsito não flui. Mas fique tranquilo que aqui ainda não está o inferno, fui pra Buenos Aires e lá sim é caótico, imagine não existe preferencial. Além das ruas e sinais estarem projetados pra carros velhos, quando a minoria tinha carros. Aproveitando vou fazer jabá do blog que eu abri: rolebuenosaires.blogspot.com

    Quanto a bike o foda é justamente que os carros justamente te ignoram.
    Além de que as subidas aqui matam o caboclo.

    ResponderExcluir
  6. É verdade Rodolfo, queria poder andar mais de bike, manda ver no blog, abs

    ResponderExcluir
  7. Por isso o meu de transporte perfeito é a Bicicleta \0/.

    ResponderExcluir
  8. É Bruna, bike é uma boa, só podiam rolar mais ciclovias, né?
    Abs

    ResponderExcluir
  9. Por essas e outras que eu não dirijo!

    Minha carteira de motorista só serve pra deixar em cartórios pra retirar processos pra fotocópia.

    E as vezes dá pra se favorecer pegando uma carona ;)

    Mas, por outro lado, nunca me dei bem pegando bus... Mentira! Acabei de lembrar de um episódio, mas acho que eu to desviando do tema!

    Segundo as normas de segurança no trânsito é tão perigoso andar acima do máximo quanto abaixo do mínimo!

    ResponderExcluir