sexta-feira, junho 12, 2009

Car Hunter


Descobri minha nova profissão. Funciona assim, você quer comprar um carro usado, mas não sabe por onde começar. Então você chama o Car Hunter. Eu vou junto e digo se o carro é joinha ou uma merda remendada ao meio com Durepoxi.

Pois bem, por enquanto é brincadeira, mas estou de verdade ajudando um amigo a comprar um carro usado. Vou contar dois acontecidos, bem medonhos.

1- Fomos a uma mega garagem, devia ter mais de 200 carros, não sei, eram muitos. Olhei basicamente todos e confesso que saí de lá quase passando mal. Por que? Amo carros e parecia que eu estava num filme de zumbis! TODOS que vi, menos os zero km, tinha sido repintados. A média eram carros reformados da pior forma possível, com acabamentos medonhos e peças de segunda. E tinha carro 2008 nesse estado.

2- Fomos a uma Concessionária VW (podia ser FIAT, etc) onde o nível dos usados é melhor. Quando meu brother foi a primeira vez, sozinho, a história é que seriam vários carros de uma frota, revisados, 2006, em perfeito estado. Convite para a família ver os carros, tudo lindo. Mas eis que surge a minha pessoa.

O primeiro que vi tinha sido repintado em várias partes com direito a respingo de tinta branca nos cintos de segurança e grade dianteira. Furos dos parafusos do pára-choque traseiro enferrujados e trincados. Esse era o carrinho bom. O ruim, o vendedor teve que admitir que não ia ser vendido ali de tão medonho (ia ser repassado para um garagista picareta qualquer). Bom, mas e se eu não tivesse aparecido? Será que o vendedor iria admitir que o carro estava ruim?

Ah, teve outra passagem linda. O carro mais bonito do pátio, filé total, tinha acabado de chegar. Perguntei o preço ao vendedor, mas ele mal sabia. Disse que queria comprar pra ele, mas não era papo de vendedor. Enquanto víamos as bombas, simplesmente o carro sumiu do pátio. Na volta perguntei ao tal vendedor e ninguém sabia de nada. Pareceu que foram guardar o tesourinho.

Um exemplo hipotético de como funciona o mercado da picaretagem: digamos que o carro valha pela tabela R$ 19mil. O garagista compra o carro batido por 9mil. Se ele fosse reformar direito, com um bom funileiro, peças originais, o conserto iria custar, digamos 7 mil. Total: 16 mil. Se ele vendesse o carro a 19 ganharia 3 mil. Estaria justo. Mas não, o cara reforma igual a bunda dele, usa peça de desmanche, de quinta categoria, gasta 4 mil e vende por bom e lucra o dobro. Ele é obrigado a dar 3 meses de garantia, e dentro disso a bomba não explode. Depois, boa sorte.

Mas e porque não levar a sério essa profissão, Car Hunter? Primeiro tenho amor a vida e esse negócio de usados é from hell, na boa. Segundo porque só entendo o básico de mecânica, não poderia garantir o carro 100%. Mas em duas visitas consegui suscitar ódio mortal dos vendedores. Não tem problema, é recíproco.

O foda da situação é que os bons carros, originais ou bem tratados, geralmente acabam na mão de pessoas malvadas e feiosas. E as pessoas de boa índole, que não são obrigadas a entender do negócio e só querem comprar seu carrinho, acabam muitas vezes comprando um câncer. Isso não está certo.

9 comentários:

  1. Legal tua idéia Henrique... Na verdade estava pensando numa profissão um tanto parecida com essa, mas em vez de só olhar eu queria tb testar... Tava pensando em começar como "Ass-hunter" assim, quem não tem idéia nehuma de como escolher pode deixar na minha 'mão' que eu avalio bem... (rsrsrs)

    Que tal?
    (Darella)

    ResponderExcluir
  2. quando for comprar um carro falo contigo chefe!

    quando for comprar um ass falo com o anônimo!

    ResponderExcluir
  3. Ass Hunter? Puta merda Darella, vai tomar in the middle of your ass eye! huhauhaua
    Abraço

    Valeu Diogo!

    Ok, Autista, you got my number!

    ResponderExcluir
  4. Eu achei ótima essa idéia. É sério. Você poderia cobrar de 2 a 5 por cento do valor total do negócio para prestar a assessoria.

    ResponderExcluir
  5. Na boa, eu pago. Beijos maninho.

    ResponderExcluir
  6. Então, Marlon, estou levando a sério esta idéia, valeu!

    Mana, pra vc eu faria de graça, mas como vc se adiantou, vou acabar cobrando, =D

    ResponderExcluir
  7. Fiquei com medo de comprar carro... usado

    ResponderExcluir
  8. acha um opalinha pra mim !!! rsrsrsrs

    ou isso voce não considera mais carro ??

    ResponderExcluir